Na próxima vez que você quiser jogar o título casual Plants vs Zombies, é possível que veja a marca da EA Games lá nos créditos. A companhia, gigante no mercado de games, anunciou a aquisição da PopCap, tradicional desenvolvedora de jogos casuais como o dos zumbis. O negócio está avaliado em US$ 750 milhões — apenas para começar a brincadeira.
Havia relatos de conversas da PopCap com empresas publicadoras de jogos, inclusive algumas asiáticas que querem ganhar espaço no mercado global. No fim das contas, foi a tradicionalíssima Electronic Arts que abocanhou o estúdio PopCap. Entre suas produções mais notáveis estão Bejeweled, Zuma e Peggle, além do próprio Plants vs Zombies.
Plants vs Zombies no Android (imagem: divulgação)
O que nós podemos esperar do negócio? Uma presença mais forte da EA nos jogos casuais, categoria para a qual ela nunca teve muito tino. Ao que tudo indica, os funcionários daPopCap serão aproveitados integralmente pela EA, garantindo que a criatividade que transformou a companhia nesse marco dos games casuais continue existindo, agora dentro de uma publisher bem maior.
Talvez também vejamos os títulos da PopCap integrando-se com a rede virtual Origin, criada pela Electronic Arts. Ela está em franca expansão no iOS, por exemplo — para tristeza daApple e seu GameCenter.
“Nós não vamos mudar nosso foco em criar jogos casuais incríveis que qualquer um pode aproveitar”, a companhia escreveu em uma mensagem divulgada no seu site.
Izzy Nobre | Jogos casuais, o crack digital
Os jogos da PopCap atualmente podem ser jogados nas redes sociais (mais precisamente, noFacebook) e nos dispositivos móveis. As plataformas suportadas são Android, iOS eWindows Phone 7 (apenas um título nessa aqui). Também tem jogos para download convencional e instalação no PC.



